O que é um Inspetor de Dutos Terrestres N1?

Profissional que possui conhecimentos necessários nas etapas de construção e montagem de dutos seja um gasoduto ou oleoduto.

O que são ensaios não destrutivos?

Os Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executados nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.

São largamente utilizadas nos setores petróleo/petroquímico, químico, aeronáutico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico, papel e celulose, entre outros. Contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.

Os END para apresentar resultados eficazes e confiáveis devem, necessariamente, levar em consideração os seguintes componentes: pessoal treinado, qualificado e certificado; equipamentos calibrados; procedimentos de execução de ensaios qualificados com base em normas e critérios de aceitação previamente definidos e estabelecidos.

Quais os cursos de Ensaios não destrutivos o IWC ministra?

Inspetor Por Ensaio Visual e Dimensional de Solda N2
Inspetor Por Liquido Penetrante N2
Inspetor Por Partícula Magnética N2
Inspetor Por Medição de Espessura

O que é Inspetor Por Ensaio Visual e Dimensional de Solda?

A inspeção por meio do Ensaio Visual é uma das mais antigas atividades nos setores industriais, e é o primeiro ensaio não destrutivo aplicado em qualquer tipo de peça ou componente, e está freqüentemente associado a outros ensaios de materiais.

Utilizando uma avançada tecnologia, hoje a inspeção visual é um importante recurso na verificação de alterações dimensionais, padrão de acabamento superficial e na observação de descontinuidades superficiais visuais em materiais e produtos em geral, tais como trincas, corrosão, deformação, alinhamento, cavidades, porosidade, montagem de sistemas mecânicos e muitos outros.

A inspeção de peças ou componentes que não permitem o acesso direto interno para sua verificação (dentro de blocos de motores, turbinas, bombas , tubulações, etc), utilizam-se de fibras óticas conectadas a espelhos ou microcâmeras de TV com alta resolução, alem de sistemas de iluminação, fazendo a imagem aparecer em oculares ou em um monitore de TV. São soluções simples e eficientes, conhecidas como técnica de inspeção visual remota.

Na aviação, o ensaio visual é a principal ferramenta para inspeção de componentes para verificação da sua condição de operação e manutenção.

Não existe nenhum processo industrial em que a inspeção visual não esteja presente. Simplicidade de realização e baixo custo operacional são as características deste método, mas que mesmo assim requer uma técnica apurada, obedece a sólidos requisitos básicos que devem ser conhecidos e corretamente aplicados.

O Inspetor de Ensaio Visual e Dimensional de Solda é o Profissional que possui conhecimentos teóricos e práticos para identificar deformações em juntas preparadas para soldagem e descontinuidades em juntas soldadas, utilizando diversos instrumentos (paquímetro, escala, gabarito de múltiplas funções, Hi-Low,...) conforme procedimento e normas específicas.

Sua área de atuação profissional é abrangente dentre elas: petrolífera e petroquímica, caldeiraria, papel e celulose, metalúrgica, montagens industriais, eletromecânica, naval, siderúrgica, etc.

O que é um Inspetor Por Medição de Espessura?

O inspetor Por Medição de Espessura é o profissional que possui conhecimentos teóricos e práticos para utilização de métodos não destrutivos que permitem medir espessuras de paredes (chapas, tubos, etc.), detectar com precisão perdas/redução de espessuras por corrosão de equipamentos em operação, tanques, vasos de pressão, tubulações, onde não é possível o acesso interno.

Medição de Espessuras é a utilização mais freqüente do ensaio por ultra-som. A importância da medição de espessuras por ultra-som deve-se primeiro ao fato do ensaio não necessitar o acesso à parede oposta para a sua execução, o que permite o acompanhamento do desgaste de um equipamento sem a necessidade da interrupção do seu funcionamento. Isto é extremamente importante no caso de uma refinaria de petróleo, por exemplo, aonde os equipamentos chegam a operar durante anos sem interrupções, com a segurança garantida pelo ensaio de ultra-som de medição de espessuras. Outro motivo importante é a rapidez na sua execução e obtenção dos resultados, onde o inspetor em poucos segundos pode determinar a espessura de uma peça.

Este inspetor poderá atuar em diversas áreas, dentre elas: petrolífera e petroquímica, papel e celulose, caldeiraria, metalúrgica, eletromecânica, naval, fundição, siderúrgica, etc.

Há pré-requisitos para fazer o curso de Inspetor de
Soldagem N1?

Não há pré-requisitos para o curso, não precisa comprovar a experiência em soldagem.

Qual é a função desempenhada pelo Inspetor de Soldagem
Nível 1?

O Inspetor de Soldagem Nível 1 é um profissional que atua diretamente na obra executando o controle e acompanhamento da junta soldada, antes, durante e depois da soldagem, baseado nos parâmetros estabelecidos nas instruções de execução e inspeção de soldagem.

Mulheres podem fazer o curso de inspetor(a) de Soldagem N1?

Sim.

Preciso ter experiência para fazer o curso de Inspetor de Liquido Penetrante ou Partícula Magnética?

Não, necessita ter a experiência.

O que faz um Inspetor de Líquido Penetrante e ou Partícula Magnética?

Estes Inspetores aplicam ensaios não destrutivos nas peças soldadas para verificar as possíveis descontinuidades, (defeitos) na solda executada na peça.

Tem mulheres inspetoras de Liquido Penetrante ou Partícula Magnética?

Sim, existem varias mulheres inspetoras.

O IWC ministra cursos de Solda Mig/Mag, Tig e Eletrodo Revestido?

No momento não ministramos tais cursos.

Os cursos ministrados no IWC são reconhecidos?

Todos os certificados expedidos pelo IWC são Reconhecidos por todos os órgãos competentes.

LP/PM - Reconhecido ABENDE
N1 – Reconhecido SNQC-PS-IS/CEQUAL



Leitura e Interpretação de Desenho - Tubulação Industrial

Penha - RJ
Início: 14/Nov

Leitura e Interpretação de Desenho - Tubulação Industrial

Penha - RJ
Início: 16/Nov

Soldador TIG - 6G

Penha - RJ
Início: 09/Nov

Inspetor de Soldagem N1

Penha - RJ
Início: 14/Nov

Inspetor de Soldagem N1

Penha - RJ
Início: 16/Nov

Pintor Industrial

Penha - RJ
Início: 09/Nov

Pintor Industrial

Penha - RJ
Início: 14/Nov

Curso de Inspetor de Tubulação

Penha - RJ
Início: 14/Nov

Curso de Inspetor de Tubulação

Penha - RJ
Início: 09/Nov

Soldador Arame Tubular

Penha - RJ
Início: 09/Nov

Preparatório para Certified Welding Inspector - CWI

Penha - RJ
Início: 07/Dez

Soldador Eletrodo Revestido (ER) - 6G

Penha - RJ
Início: 09/Nov

Curso Básico de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - NR 10

Penha - RJ
Início: 14/Nov

Curso Básico de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - NR 10

Penha - RJ
Início: 16/Nov